1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

logo antigo do Windows

 

O Windows 95 é um sistema que se encontra descontinuado pela Microsoft faz largos anos, mas ainda mantem uma comunidade retro ativa que o uso para efeitos de nostalgia – ou simplesmente porque sim para testes.

 

No entanto, embora o sistema ainda tenha um lugar no coração de muitos, a realidade é que a maioria das aplicações atualmente existentes não funcionam corretamente no mesmo – sobretudo as que tenham sido criadas para versões mais recentes do sistema operativo.

 

No entanto, um criador de conteúdos está a trabalhar em algo que pode alterar essa ideia. O youtuber MattKC revelou que se encontra a trabalhar num novo projeto, que pretende integrar o .NET Framework 2.0–3.5 no Windows 95 e 98.

Este projeto, apelidado de “DotNet9x”, pretende trazer a linguagem de programação para as versões mais antigas do Windows, permitindo que programas inicialmente criados para versões mais recentes do Windows possam correr sem problemas nesse sistema.

 

No vídeo de 52 minutos, o criador demonstra como desenvolveu o DotNet9x e quais as etapas para tal. Este projeto também se encontra disponível diretamente no GitHub, portanto qualquer entusiasta pode experimentar e testar nos seus sistemas.

 

 

O programador afirma que o código base para o .NET 2.0 encontra-se praticamente todo funcional, o que permite que aplicações criadas no mesmo possam correr no Windows 9x. O .NET 3.5 encontra-se na fase inicial de desenvolvimento, mas deve vir a ser suportado também no futuro.

 

Este desenvolvimento será bastante importante, tendo em conta que o .NET Framework 3.5, oficialmente, nunca suportou sistemas anteriores ao Windows XP. Com isto, aplicações criadas para o XP podem vir a funcionar também no Windows 95 e 98.

 

Obviamente, existem alguns bugs ainda conhecidos no DotNet9x, com o projeto em ativo desenvolvimento, mas espera-se que muitos venham a ser corrigidos em breve.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech